Alltak realizará treinamento de envelopamento de carros em outubro

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 05/09/2016
Treinamento será realizado no dia 20 de outubro, na sede da Alltak, em Guarulhos

Treinamento será realizado no dia 20 de outubro, na sede da Alltak, em Guarulhos

A Alltak promoverá no dia 20 de outubro, das 8h às 17h30, um treinamento de envelopamento de carros em sua própria fábrica (rua Tamotsu Iwasse, 1273 - Vila Nova Bonsucesso - Guarulhos-SP).

Indicado para quem quer aprender a envelopar carros com rapidez e eficiência, o curso é ministrado por Thiago Sossai e desenvolvido pela Academia de Envelopamento Automotivo Alltak.

As inscrições podem ser realizadas por e-mail (vendasareda@alltak.com.br ou alltak@alltak.com.br) ou por telefone (11 3988-5033). O pagamento pode ser feito por cartão de crédito em três vezes. Há outras condições especiais de pagamento a serem consultadas diretamente com a Alltak. O treinamento garante também:

  • acesso ao conteúdo on-line (vídeos e apostila);
  • café da manhã e almoço;
  • certificado “Instalador Referenciado Alltak”;
  • ferramentas completas: porta-ferramentas, espátulas, magnetos, luva e estilete profissional;
  • kit de adesivos Alltak Tuning;
  • material didático.

Fonte: Alltak



Abertas as inscrições para o prêmio Dividindo Ideias 2016, da Imprimax

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 20/03/2016
Edição de 2016 do Dividindo Ideias tem novas regras

Edição de 2016 do Dividindo Ideias tem novas regras

A Imprimax, fabricante nacional de películas adesivas, abriu as inscrições para os interessados em participar do Dividindo Ideias 2016, concurso que objetiva divulgar trabalhos diversos de envelopamento e adesivação para instigar a criatividade dos profissionais e fomentar os mercados de comunicação visual e decoração.

Uma das novidades da edição de 2016 é a criação de três categorias de inscrição (decoração, comunicação visual e automotivo). Mensalmente, tanto o público quanto um corpo de jurados escolherão os três melhores trabalhos de cada categoria. Os inscritos serão divulgados pelas mídias da Imprimax (redes sociais, site, e-mail marketing e revista digital).

Para inscrever o trabalho, é obrigatório enviar descrição e imagens com 300dpi (a empresa pode fazer apenas uma inscrição por mês). Além disso, deverão ser informados contato, segmento em que a empresa atua e o vinil utilizado (serão aceitos apenas materiais da Imprimax). Essas informações deverão ser enviadas para o e-mail igor@imprimax.com.br.

Os primeiros colocados do mês ganham um kit com escala de cor, duas bobinas de lançamentos, troféu, camiseta e boné, além obter uma vaga para as eliminatórias de novembro. Os participantes que ficarem em segundo lugar no mês ganham um kit com escala de cor, uma bobina de lançamento, troféu, camiseta e boné. Já os terceiros recebem um kit com escala de cor, troféu, camiseta e boné.

As inscrições e avaliações ocorrerão mensalmente. Os melhores de cada mês concorrerão, entre os dias 15 e 28 de novembro, ao prêmio de melhor do ano. Os 24 melhores trabalhos do ano (oito em cada categoria) serão avaliados pelo público, por meio de votação aberta. Em seguida, os mais votados serão encaminhados para um grupo de jurados, que definirão as primeiras colocações. Para divulgar os vencedores, a Imprimax realizará no dia 2 de dezembro um evento em local a ser definido. Na ocasião, além da premiação, será ministrado um workshop. A ideia é reunir também clientes, parceiros e mídias.

Os vencedores do ano de cada categoria ganharão R$5.000,00 em materiais Imprimax e troféu de campeão do Dividindo Ideias 2016. Os colocados em segundo lugar, além de troféu, levam R$2.000,00 em materiais da Imprimax. Já quem ficar na terceira posição ganha cinco bobinas de lançamentos Imprimax e troféu.

Fonte: Imprimax



Como reduzir o consumo de tinta de sua impressora digital

Por Tony Quinn em 30/01/2014

Você já passou pela experiência de ver seus filhos, em casa, imprimindo folhas e folhas coloridas? Tenho certeza de que isso fez você entrar em pânico, certo? E, então, eles ainda dizem: "Pegue mais tinta, a impressora está ficando sem".

Agora, imagine esse mesmo cenário, mas substitua os equipamentos pessoais pelas impressoras de grande formato, que são muito maiores. A boa notícia é que essa tecnologia e os processos de gerenciamento de cores melhoraram nos últimos 10 anos. Esses aperfeiçoamentos permitiram a diminuição do consumo de tintas.

No entanto, isso não significa que, no mercado, houve mais economia de tinta. Em minhas visitas como consultor, encontro frequentemente pessoas que associam a boa reprodução de cores com o fato de gastar muita tinta. Em outras palavras, rodam a impressora sem nenhuma restrição de tinta. Na maioria das situações, isso não resulta em impressos com cores melhores e mais precisas.

Veja nesse artigo técnico como reduzir o consumo de tinta da sua impressora digital

Veja nesse artigo técnico como reduzir o consumo de tinta de sua impressora digital

As impressoras de grande formato precisam seguir um conjunto de dados de caracterização ou perfil ICC. Por exemplo: uma gráfica que emprega múltiplas plataformas (impressão digital, serigráfica e offset) pode usar normas e referências como SWOP e GRACoL. O objetivo nesse ambiente de trabalho seria fazer com que todas as impressoras apresentassem resultados aceitáveis de cores, independentemente das tecnologias nele utilizadas. Daí a importância de aplicar o perfil ICC como "tradutor" de cores entre os diferentes dispositivos.

Gostaria de esboçar esse "fluxo" porque sinto que é importante você entender que é possível economizar tinta de várias formas. Esse artigo dará ênfase a três tópicos:

  • Configuração da mídia (substrato);
  • Black Start — criação de perfil ICC;
  • GCR — criação de perfil ICC.

Configuração da mídia (substrato)

O primeiro – e provavelmente o mais importante – passo para tentar diminuir o consumo de tinta digital é ter certeza de que você tem boa configuração de mídia em cada ambiente de produção.

Cada substrato aceita a tinta de um jeito. Isso significa que sem uma configuração adequada de mídia, há grande chance de você não imprimir corretamente, além de usar tinta em excesso.

O processo de configurar uma mídia é bem simples. E ele não muda, independentemente do RIP utilizado. É importante assinalar que o substrato, a impressora e a resolução de impressão farão diferença na saída de cores da impressora. E dependendo do RIP, o processo de configuração pode ser automático ou manual.

O primeiro passo para completar a configuração de mídia é ajustar os limites de cada canal de tinta. Provavelmente, é aqui que reside os maiores enganos e erros. Em primeiro lugar, você deve assegurar-se de que está imprimindo com dados completamente "crus". Ou seja, não use curvas de linearização, desligue o perfil ICC e descarte qualquer tipo de configuração.

Esse é um ponto crítico, porque você pode determinar a saída de cores da impressora simplesmente lendo as densidades do cyan, magenta, amarelo e preto.

Por exemplo, em estado cru, a impressora entrega 1.10 de densidade de magenta. Isso quer dizer que ela produzirá vermelhos ligeiramente esmaecidos. Não estou dizendo que eles ficarão horríveis. Mas não espere vermelhos muito saturados.

A figura abaixo mostra resultados típicos de uma reprodução feita por uma impressora em estado "cru". Quanto mais longe do zero, mais saturada é a cor. O tom é como um círculo: ao redor dele, as cores vão mudando: do vermelho para o amarelo e do amarelo para o verde, por exemplo. Veja, no gráfico a seguir, como as coordenadas das cores cyan, amarelo e magenta parecem formar uma espécie de "gancho".

Saturação das cores de processo em impressoras digitais em condição

Saturação das cores de processo em impressoras digitais em condição "crua"

Ocorre sobrecarga se você não restringir os canais individuais de tinta no primeiro passo da configuração de mídia. Isso também sobrecarrega o engine de gerenciamento de cores do RIP.

Uma vez que os limites dos canais de tintas estão configurados, a curva de linearização é carregada pelo RIP. Para esse processo, é preciso usar um espectrofotômetro ou um densitômetro. Se você não possui algum deles, está às cegas e não terá como completar a configuração de mídia.

O total de tinta é a quantidade das tintas CMYK sobrepostas. O melhor jeito de descrever o total de tinta é assim: 400% do limite total de tinta igualaria o registro de cores (ou seja, 100% de todas as cores – cyan, magenta, amarelo e preto – sobrepostas)

Se o limite total de tinta está configurado em 300%, isso significa que nenhuma porcentagem de combinação de cores totalizará mais do que a figura. Dito isso, você vai querer o máximo possível do total de tinta. Eu sei que isso vai contra o título desse artigo, mas lembre-se: a configuração completa de mídia é a chave para poupar tinta. Esse é o maior erro que vejo na hora de configurar os limites de cada canal de tinta.

Se você continua com muita tinta mesmo depois de configurar tanto os limites de cada canal quanto os limites totais de tinta, volte e restrinja os limites de cada canal. Tente manter os limites totais tão altos quanto possível, entre 280% e 320%.

O limite total de tinta pode intimidar. A maioria dos RIPs realiza automaticamente os passos para a configuração de mídia, exceto o processo de limite total de tinta.

O processo para configurar o total de tinta é ainda de "tentativa e erro". Você imprime e depois avalia visualmente a melhor configuração. É preciso procurar por uma deposição bem-feita de tinta. Compare as figuras abaixo e veja a diferença entre ambas.

Exemplo de deposição correta de tinta

Exemplo de deposição correta de tinta

Deposição irregular de tinta

Deposição irregular de tinta

Lembre-se: normalmente o limite total de tinta deveria ficar entre 280% e 320%. Note que eu escrevi "normalmente". Se tiver de diminuir em função de alguns substratos, diminua. Já vi limites totais de tinta abaixo de 180%, mas isso não é normal.

Black Start — criação de perfil ICC

A etapa final de configuração de mídia é a criação do perfil ICC. Muitos softwares RIP são capazes disso. Ao criar um perfil ICC, você captura uma condição da impressora. É como tirar uma foto da mídia, da impressora e das configurações da máquina. Portanto, como é possível imaginar, se as condições mudarem, você deverá criar um novo perfil ICC, a fim de capturar as mudanças.

Para economizar tinta, há dois pontos que você deve prestar muita atenção na hora de criar o perfil ICC. O primeiro é o black start. Muitas pessoas não percebem que a impressora digital usa, comumente, apenas de 30% a 40% da variação tonal (ver figura abaixo) de cyan, magenta e amarelo.

Black Start

As configurações do black start no software de criação do perfil ICC permitem que o usuário determine onde colocar o preto na variação tonal. Quanto mais preto você colocar, menos cyan, magenta e amarelo será usado.

Seja cuidadoso. Se fizer logo o black start em algumas impressoras, você pode introduzir artefatos pretos na impressão.

A chave é encontrar o ponto interessante de variação tonal do preto. Felizmente, se preciso, é possível recriar um perfil ICC sem repetir todos os passos anteriores da configuração de mídia. Simplesmente troque as configurações do black start no software e regenere o perfil ICC. Imprima um teste e compare-o com o teste anterior.

GCR — criação de perfil ICC

O segundo ponto mais importante para poupar tinta na impressão digital é a quantidade de GCR (Gray Component Replacement) aplicada no perfil ICC. O objetivo do GCR, para o qual há diferentes níveis, é substituir pela cor preta as cores neutras compostas pelo CMY.

Historicamente, o GCR era aplicado a uma imagem em Adobe® Photoshop® quando um arquivo era convertido de CMYK para RGB, e então para CMYK novamente. O Photoshop tem cinco níveis de GCR: nenhum, máximo, pesado, médio e leve. A figura abaixo mostra quatro níveis. A configuração "nenhum" de GCR não deveria gerar nenhum canal de preto.

Quatro níveis de GCR

Quatro níveis de GCR

O GCR no RIP dá mais controle ao usuário, que pode aplicar GCR em vetores ou artes rasterizadas. Ao usar o Photoshop, somente os elementos rasterizados recebem o GCR.

Vários perfis ICC podem ser criados a partir da mesma linha de dados de caracterização obtida dos três primeiros passos do processo de configuração de mídia. Então, para qualquer substrato, você poderia ter diferentes configurações de ambientes de trabalho com uma única diferença: a quantidade de preto gerada (GCR) durante o processamento de imagem (RIP).

A dica é usar o mesmo arquivo de teste (test form) e imprimi-lo sob diferentes condições. Avalie a diferença de cores entre as imagens. Você estará apto a identificar facilmente o nível de black generation certo para as condições ideais do equipamento.

Preste bastante atenção às transições nos tons de pele. No que diz respeito ao black generation, há outra área importante de análise: as sombras saturadas. Tenha certeza de que as sombras verde-escuras e vermelho-rosadas não se tornaram cinzas.

No software de criação de perfil ICC você deve ver todas as configurações do preto. Alguns softwares mostram uma prévia de cada um dos canais de tinta, antes de finalizar o ICC. Na dúvida, consulte o manual ou entre em contato com o desenvolvedor do software.

Como estabeleci antes, mais tinta nem sempre significa melhores cores. Um ambiente de impressão calibrado corretamente é o primeiro passo para poupar tinta. Você deve ter certeza de que a impressora está devidamente configurada para cada mídia, resolução e modo de impressão.

Uma configuração bem-feita de mídia vai economizar tinta a ponto de garantir que você use tinta suficiente para produzir os trabalhos. Além disso, não esqueça que você deve ter ferramentas (instrumentos e softwares) para realizar os processos apresentados nesse artigo. Investir nas ferramentas apropriadas permite que você calibre corretamente as suas condições de impressão, o que certamente ajudará a poupar tinta.

Sobre o autor: Depois de pilotar caças de guerra por nove anos na Força Aéra dos EUA, Tony Quinn entrou para a indústria gráfica, na qual trabalha há mais de 20 anos. Especializou-se em preperação de arquivos digitais para produção em vários processos de impressão. Leciona controle de cor e pré-impressão na SPTF Process Color e nos seminários da Nazdar (fabricante de tintas digitais). É um dos instrutores da SGIA Color Management Boot Camp.

Sobre o autor: Depois de pilotar caças de guerra por nove anos na Força Aérea dos EUA, Tony Quinn entrou para a indústria gráfica, na qual trabalha há mais de 20 anos. Especializou-se em preparação de arquivos digitais para produção em vários processos de impressão. Leciona controle de cor e pré-impressão na SPTF Process Color e nos seminários da Nazdar (fabricante de tintas digitais). É um dos instrutores da SGIA Color Management Boot Camp.

Este artigo foi publicado inicialmente no SGIA Journal e reproduzido pelo InfoSign com a permissão da SGIA (this article first appeared in the SGIA Journal and is reprinted with permissions from the SGIA)