Akad lança plotter de recorte Novacut PSR1660CS

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 14/04/2016
Novacut PSR1660CS pode aumentar a produtividade ao diminuir a necessidade de recortes panelizados

Novacut PSR1660CS pode aumentar a produtividade ao diminuir a necessidade de recortes panelizados

A Akad, fornecedora nacional de equipamentos para sinalização, anunciou o lançamento da Novacut PSR1660CS, plotter de recorte com largura de 1.660mm. O equipamento é indicado para empresas de sinalização, tuning, comunicação visual, serigrafia, tecidos, vidros e brindes promocionais, que produzem serviços de recorte em vinis adesivos, filmes rubi e âmbar, flock térmico, sand blast, entre outros materiais.

Segundo a empresa, a máquina é equipada com sistema de corte de contorno e sensor óptico, o qual detecta automaticamente marcas de registro em imagens impressas e faz o alinhamento dos contornos de corte com base nessas marcas.

A plotter pode trabalhar com até 750 gramas para cortar materiais mais rígidos, como vinil refletivo de grau técnico indicado para sinalização viária. A máquina também pode operar na velocidade de corte de até 960mm/s.

A Novacut PSR1660CS conta ainda com motor servo digital, que oferece velocidade e precisão de corte. Além disso, possui fácil manuseio devido ao painel de funções e display LCD.

Fonte: Akad



Envelopamento de carros: com ou sem emendas

Por Eduardo Yamashita em 20/11/2014

Envelopamentos de veículos sem emenda exigem planejamento e são desafiadores. Muitos instaladores de vinil não possuem habilidades para colocar isso em prática corretamente. Muitos prometem envelopamento sem emendas, mas não conseguem entregá-lo. E uma coisa é certa: com um envelopamento autêntico, é possível se diferenciar da concorrência. E, sim, os melhores instaladores conseguem realizar instalações com poucas emendas.

Planejamento

O sucesso do envelopamento está diretamente ligado ao planejamento e a mãos firmes. Quanto mais bem planejado, mais fácil será a aplicação. É uma medida que serve para qualquer trabalho. No entanto, evitar emendas exige mais cuidado.

No envelopamento sem emendas, há algumas complicações. Você tem de entender os baixos-relevos e como eles afetam a aplicação. Antes de começar o trabalho, saiba como abordar o consumo de vinil e as condutas com eles.

Pergunte-se: Antes de aplicar o vinil no veículo, terei a cobertura que preciso? Depois de considerar cuidadosamente a resposta, faça outra pergunta: O que é necessário fazer para preparar esta área do veículo de modo que pareça uma peça única?

Instaladores que sabem aplicar vinis sem emendas conseguem se diferenciar no mercado

Instaladores que sabem aplicar vinis sem emendas conseguem se diferenciar no mercado

Combinação de cores

Por exemplo, se depois de aplicar um vinil vermelho e preto sobre um carro branco surgirem espaços brancos, vai parecer um trabalho desleixado. Para evitar isso, é preciso embutir componentes dentro de algumas das áreas de baixo-relevo (acabamentos) para que a cor original do carro não seja revelada. E não esqueça de considerar essas questões antes de projetar o envelopamento.

Pergunte-se: Os acabamentos (baixos-relevos) serão um problema? O que vou fazer com eles? Se essas áreas são pintadas de preto e a imagem é composta de preto e vermelho, então você não tem de se preocupar em combinar o gráfico.

Provavelmente, a melhor cor para trabalhar em cima em um veículo é a preta, porque ela "desaparece" e não chama atenção. Num mundo utópico, haveria apenas carros pretos, para facilitar o trabalho dos instaladores. E, nesse caso, o envelopamento sem emenda seria muito mais fácil, porque é possível transformar o preto em qualquer cor. Mas a realidade é diferente: há uma série de pinturas variadas.

Planejamento é fundamental para garantir uma aplicação profissional

Planejamento é fundamental para garantir uma aplicação profissional

Envelopamento parcial

Em alguns casos, a cor é tão diferente que, dependendo do projeto, deve-se usá-la em conjunto com o projeto e fazer um envelopamento parcial.

Envelopamento parcial pode ser a melhor solução em muitos casos, porque é possível que o instalador não possua as habilidades necessárias para obter uma cobertura completa e executar o trabalho corretamente.

Se você não tem as habilidades para fazer um envelopamento sem emendas, não hesite em realizar o parcial. Por exemplo, é muito mais fácil aplicar imagens de chamas nas laterais do veículo do que envolver todo o veículo.

Quando você não pode fazer um envelopamento total, às vezes, envelopamentos parciais funcionam bem.

Esse artigo técnico foi patrocinado pela Imprimax, fabricante de vinis adesivos

Este artigo técnico foi patrocinado pela Imprimax, fabricante de vinis adesivos

Gostou do artigo? Você também vai se interessar pelas matérias abaixo:

Sobre o autor: Eduardo Yamashita é consultor técnico especializado em vinis adesivos, envelopamento de carro e comunicação visual

Sobre o autor: Eduardo Yamashita é consultor técnico especializado em vinis adesivos, envelopamento de carros e comunicação visual



DKJ Express lança estilete e aplicador roller para envelopamento e adesivação

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 19/02/2013

Estilete de metal para uso em envelopamento e adesivação

Estilete de metal para uso em envelopamento e adesivação

A DKJ Express, loja online de produtos para adesivação e envelopamento, passa a vender dois novos acessórios para os aplicadores de vinis adesivos. O primeiro é um estilete de metal (3 em 1), com fura bolhas, lâmina giratória e lâmina fixa. O acessório serve para fazer cortes retos e remover bolhas. Além disso, com a lâmina giratória é possível realizar cortes em curvas e desenhos à mão livre, que exigem agilidade e precisão.

O outro dispositivo lançado é o aplicador roller. O acessório vem com rolo feito de material especial, para poder ser utilizado com soprador térmico. Segundo a fornecedora, a ferramenta ajuda nas aplicações em superfícies planas ou complexas (em arrebites e corrugados), reduzindo o surgimento de bolhas.

Leia mais sobre acessórios usados em adesivação e envelopamento.

Aplicador roller, para superfícies corrugadas e rebites

Aplicador roller, para superfícies corrugadas e rebites

Fonte: DKJ Express