Akad lança impressora Novajet Sublimática HPC 1601

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 19/09/2017
Impressora digital sublimática tem largura de 1,6m

Impressora digital sublimática tem largura de 1,6m

A Akad, distribuidora nacional, anunciou o lançamento da Novajet Sublimática HPC 1601, impressora com 1,60m e cabeça Epson Precision Core 5113, que tem oito canais (linhas) com 400 nozzles cada. Além disso, o equipamento pode trabalhar na velocidade máxima de 34m²/h (no modo 600 × 720 dpi, com duas passadas) e conta com sistema automático de limpeza da cabeça.

Indicada para estamparia digital, moda praia e roupas esportivas, a máquina imprime tecidos com, no mínimo, 50% de poliéster. Há também a possibilidade estampar materiais com pré-tratamento (aplicação de resina antes da transferência), como plásticos, madeiras, vidros, objetos de decoração e etiquetas.

Em outubro de 2017, será possível adquirir a Novajet HPC 1601 (com uma cabeça) por R$27.900,00. Também será possível a locação do equipamento.

Fonte: Akad



Os iluminantes: fundamentais no gerenciamento de cores

Por Pedro Gargalaca em 05/12/2012

Neste artigo técnico, há informações sobre os iluminantes CIE usados para o controle e gerenciamento de cores.

Luz e iluminantes

Qualquer luz emite energia nas diferentes faixas de comprimento de onda do espectro visível. Ao resultado gráfico disso, damos o nome de "curva de distribuição de energia espectral dos iluminantes".

O gráfico abaixo mostra a emissão energética da luz do dia (com temperatura de cor de 6500K). O eixo horizontal representa os comprimentos de onda (entre 300 e 820nm). Já o eixo vertical representa a energia relativa espectral. O pico da curva ocorre aos 460nm, na região dos azuis. Ou seja, a aparência dessa luz será azulada. Portanto, os objetos observados sob este iluminante tenderão a parecer mais azulados.

Emissão energética espectral da luz do dia, com temperatura de cor de 6500K

Iluminante e fonte luminosa

Também é importante entender a diferença entre fonte luminosa e iluminante. De acordo com Billmeyer e Saltzman, uma fonte depende de energia para gerar iluminamento. Por exemplo: as lâmpadas que usam energia elétrica. Já um iluminante é definido por sua curva de energia espectral, que não precisa existir necessariamente.

Para a análise das fontes, usa-se um espectroradiômetro (ou um equipamento EyeOne). Os iluminantes são especificados por curvas de energia espectrais teóricas. Assim, podemos desenhar um gráfico, e ele passa a ser um padrão de iluminante.

Índice de Reprodução de Cor (IRC)

Os testes para verificar se uma fonte luminosa se aproxima de um padrão internacional (iluminante) é conhecido como CRI ("Color Rendering Index", ou Índice de Reprodução de Cor, o IRC).

A escala que classifica as fontes luminosas vai de 0 a 100 (o ponto 100 simula a luz do dia, isto é, a visualização do iluminante padrão D65).

A recomendação de algumas normas internacionais, como a ISO 3664, é que este índice seja sempre superior a 90, para que as fontes luminosas sejam confiáveis (para análise e gerenciamento de cores).

Porém, quanto maior o CRI de uma fonte, mais cara ela é: uma lâmpada com CRI acima de 90 custa mais do que uma com CRI inferior a 90.

Saiba que não existe nenhuma fonte luminosa que atinja o valor de CRI igual a 100.

Como os iluminantes afetam a cor

Vamos dar um exemplo: temos uma caixa nas cores preta, azul e verde. Ela fica numa sala com luz vermelha. Nessas condições, aos nossos olhos, vai parecer que a caixa é preta, pois todas as cores dela absorvem a cor vermelha e, portanto, nenhuma luz chega a nós.

Outro fenômeno é a metameria de iluminante. Duas cores parecem iguais quando vistas sob a mesma fonte luminosa, mas se tornam diferentes quando observadas sob outra. Por exemplo: uma cor com três pigmentos (vermelho, azul e amarelo) gerou a seguinte curva de reflectância espectral:

Na produção de um novo lote desta cor, o colorista teve que utilizar um tom alternativo, pois o vermelho que ele usava parou de ser fornecido. O resultado da formulação gerou a seguinte curva de reflectância:

Assim, chegamos a algumas conclusões:

  • Quando as duas cores são observadas sob a luz do dia, que ressalta as deficiências de azul, elas ficam com aparência idêntica. Isto se deve ao fato de que as duas curvas de reflectância espectral não possuem diferenças na região do azul;
  • Quando as duas cores são observadas sob a fonte de luz CWF, que é a lâmpada fluorescente branca fria, a aparência das duas cores começa a parecer diferente, pois a CWF ressalta os defeitos da região de verde. Como as duas curvas de reflectância já apresentam certa deficiência nesta região, os defeitos ficam mais evidentes;
  • Quando estas cores são observadas sob a fonte de luz incandescente, que ressalta as deficiências de vermelho e amarelo, a diferença fica muito perceptível, pois as curvas de reflectância são muito diferentes nesta região do gráfico.

Escolha o iluminante

Qual o iluminante correto para avaliar as cores do impresso? Resposta: aquele que mais se aproxima ao iluminante do local onde o impresso será visto e ficará exposto.

Por exemplo: se o impresso ficar em ambientes externos, escolha iluminantes que representem as variações da luz do dia. Se o impresso for instalado numa loja de departamento, escolha os iluminantes fluorescentes.

Saiba qual é a fonte luminosa (e o seu fabricante) utilizada no ponto de venda. Assim, você pode obter a curva de distribuição espectral da fonte e compará-la com as curvas dos iluminantes padrão CIE.

Outro exemplo: se a fonte utilizada no ponto de venda for a GE Branca Fria, pesquise as curvas de distribuição espectral nos catálogos da General Electric.

iluminante para gerenciamento de cores

Comparação entre iluminante de uma fonte GE e o iluminante CIE F2

O padrão para o iluminante CIE F2 foi baseado numa média de fontes fluorescentes "branca fria" disponíveis no mercado. Comparando as duas curvas de distribuição energética espectral acima, podemos observar que a curva da lâmpada da GE não é igual à curva do iluminante CIE F2. Mas elas são similares.

Se medirmos o CRI da lâmpada da GE, vamos obter algo próximo de 90. Portanto, ao medirmos com o espectrofotômetro usando o iluminante F2, estaremos simulando como o impresso será visto no ponto de venda.

Porém, nem todos os fabricantes permitem acesso às curvas de distribuição espectral de seus produtos. Nesta situação, precisamos saber se as cores produzidas não são metaméricas, e devemos avaliar a reprodução da cor em três iluminantes: D65 (luz do dia), F2 e A (Incandescente).

Se as variações de delta E não forem grandes entre esses três iluminantes, não haverá problemas em qualquer que seja o ambiente onde o impresso será exposto.

Fonte: Coralis. Edição do texto: InfoSign



Gênesis divulga programação de cursos de sublimação e serigrafia para 2015

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 04/01/2015

Cursos serão realizados em janeiro, fevereiro e março de 2015

Cursos serão realizados em janeiro, fevereiro e março de 2015

A Gênesis, fabricante de tintas para impressão, divulgou a grade de cursos sobre sublimação e serigrafia que serão ministrados no primeiro trimestre de 2015. Confira:

Curso: sublimação digital – básico

  • Datas: 30/01, 27/02 e 20/03;
  • Carga horária: 6 horas (1 dia);
  • Horário: 9h00 às 16h00;
  • Valor: R$240,00;

Descrição: indicado a alunos que pretendem investir na sublimação digital e adquirir conhecimentos gerais e informações técnicas. É dividido em dois módulos:

– Teoria: fundamentos da sublimação, mercados, oportunidades, ambiente de trabalho, equipamentos, insumos, hardwares, softwares, custos, manutenções preventivas, importância do perfil e workflow de cores, diagnóstico e soluções dos problemas e erros mais comuns.

– Prática: preparação da arte para impressão, configuração básica do perfil de cores, apresentação da impressora e todas as suas partes, impressão/transferência em tecidos de poliéster e brindes personalizados.

 

Curso: serigrafia – básico

  • Datas: 26/01, 27/01, 23/02, 24/02, 16/03 e 17/03;
  • Carga horária: 14 horas (2 dias);
  • Horário: 9h00 às 17h00;
  • Valor: R$480,00;

Descrição: indicado a alunos que pretendem investir na serigrafia e adquirir conhecimentos gerais e informações técnicas. São apresentados mercados, oportunidades, equipamentos, custos, teoria serigráfica e metodologias de produção – da pré-impressão (confecção de matrizes) até a impressão final da estampa. O curso é dividido em quatro módulos:

– Módulo 1: introdução ao mundo da serigrafia, suas aplicações e mercados. Como começar um negócio, tomando conhecimento dos equipamentos e materiais utilizados;

– Módulo 2: processo de preparação de matrizes serigráficas passo-a-passo, desde a criação até a revelação;

– Módulo 3: tipos de tinta, impressões e efeitos diferenciados. Prática de aplicações com linha solvente e linha transfers;

– Módulo 4: práticas de aplicações com linha têxtil: base d’água, plastisol, foil metálico, flocagem e quadricromia.

 

Curso: serigrafia – avançado

  • Datas: 28/01, 29/01, 25/02, 26/02, 18/03, 19/03;
  • Carga horária: 12 horas (2 dias);
  • Horário: 09h00 às 16h00;
  • Valor: R$240,00;

Descrição: o curso é indicado a alunos que já possuem conhecimento em serigrafia e pretendem se aperfeiçoar com o uso de produtos de alta qualidade, novas técnicas e novas tecnologias, com o objetivo de agregar valor às suas estampas. Requisito: ter realizado o curso de serigrafia básico ou ter experiência profissional. O curso é dividido em três módulos:

– Matrizes serigráficas: pré-impressão e fotolitos; tipos de caixilhos; tecidos técnicos; esticagem e tensionamento; preparação da matriz serigráfica; tipos de emulsões, sensibilizantes e processos. Matrizes são reveladas na prática, com emulsões dupla-cura, emulsões fotopolímero, emulsões relevo, filmes capilares e recuperação de matrizes.

– Policromias indexadas e simuladas: demonstração da técnica de separação de policromias indexadas e simuladas, conceitos de policromia e softwares disponíveis no mercado. Separação com o plugin "Koi Simulados Pro" e impressão serigráfica com tintas base água e plastisol.

– Efeitos diferenciados: demonstrações de aplicações práticas com tintas à base d’água, plastisol e transfers, apresentando diversas técnicas, efeitos e soluções diferenciadas para estamparia localizada.

A Gênesis oferece um pacote promocional com a programação completa da semana por R$840,00. Além do desconto, o aluno receberá os quatro DVDs da "Coleção Saiba Mais", da Escola Gênesis.

As inscrições podem ser realizadas pela loja online: loja.genesistintas.com.br.

Para mais informações, entre em contato pelo telefone (11 2171 8000) ou pelo e-mail escola@genesistintas.com.br.

Fonte: Gênesis Tintas