Como é a adesivação dos carros Renault de Fórmula 1

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 16/05/2018
Equipe Renault tem um estúdio especial para produzir adesivos para seus veículos

Equipe Renault tem um estúdio especial para produzir adesivos para seus veículos

Em fevereiro, a equipe Renault revelou seu carro para a temporada 2018 da Fórmula 1: um bólido com design preto e amarelo e vários gráficos, marcas e logos impressos. Para essa composição, a montadora francesa usou (e usa) adesivos estampados e recortados por uma impressora Roland TrueVIS VG-640 e uma plotter Roland CAMM-1 GX, equipamentos instalados num centro técnico sediado em Enstone, na Inglaterra, onde os carros de corrida são projetados e fabricados.

Os carros da Renault, que competirão em 21 Grands Prix, serão exibidos por mais de 400 milhões de telespectadores. É uma exposição enorme, em que as marcas desempenham um papel essencial nos programas de patrocínio. Portanto, é preciso o máximo de zelo na reprodução delas. Se algum adesivo ficar avariado, a equipe deve substitui-lo imediatamente. Por isso, os carros sempre viajam com vários conjuntos de adesivos.

Joe McNamara, chefe de pintura e gráficos da equipe Renault de Fórmula 1, explicou: “A equipe sempre carrega 30 versões de cada adesivo. Isso equivale a cerca de 1.400 adesivos para cada corrida, e 80% deles são relacionados ao patrocinador. Então, eles precisam ser substituídos com precisão absoluta”.

Embora a equipe tenha suas próprias ferramentas, ela conta com o apoio dos usuários da Roland em todo o mundo, que podem imprimir os adesivos dos carros com rapidez e precisão, se necessário.

Além de impressora e plotter, o estúdio da Renault possui quatro fresadoras Roland MDX-540, para fabricar núcleos de espuma para algumas peças de carros que exigem esse material.

Fonte: Roland DG



MultiCam passa a oferecer routers 3000 e 5000 Series

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 18/04/2014

Serie 3000 é router indicada para fábricas de plásticos

3000 é router indicada para fábricas de plásticos

A MultiCam, fabricante de equipamentos de corte e gravação, passa a vender dois modelos de routers CNC para trabalhos com plásticos e acrílico. Conheça os detalhes técnicos das máquinas:

3000 Series: apresenta estrutura em aço, trocador automático de ferramentas e spindle de 5,5hp e 32.000RPM. Para fabricantes de acrílico, a empresa recomenda a fresa opcional de diamante para o polimento de acrílico. Há também opcionais de fixação por vácuo desenvolvidos para a indústria de plásticos.

5000 Series: apresenta rack helicoidal, mesas e bombas de vácuo, drivers digitais AC servo (2.200IPM) e rolamentos lineares de 25mm. A máquina está disponível em diversas configurações de spindle e de opções, como brocas e cabeças utilizadas em madeira, plásticos e aplicações de metais não ferrosos.

Fonte: My Print Resource



EFI marca presença na feira Serigrafia Sign 2013

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 24/06/2013

Vutek QS2 Pro: impressora da EFI vai ser instalada na Serigrafia Sign 2013

Vutek QS2 Pro: impressora da EFI vai ser instalada na Serigrafia Sign 2013

A EFI, fabricante de impressoras digitais, vai ser representada por meio do estande da Alphaprint na feira Serigrafia Sign 2013. No evento, os visitante poderão ver de perto soluções como o sistema de gestão EFI Metrics, os softwares web-to-print e cross media e as impressoras Vutek QS2 Pro e Rastek H652.

Com largura de 2m, a Vutek QS2 é uma impressora UV que trabalha com seis cores e possui o sistema operacional Orion OS. Já a Rastek H652 é uma impressora UV híbrida, voltada a birôs iniciantes ou de médio porte. Segundo a empresa, o equipamento proporciona qualidade fotográfica e inclui o branco.

Confira mais informações e novidades sobre a Serigrafia Sign e seus expositores.

Fonte: EFI