Como é a adesivação dos carros Renault de Fórmula 1

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 16/05/2018
Equipe Renault tem um estúdio especial para produzir adesivos para seus veículos

Equipe Renault tem um estúdio especial para produzir adesivos para seus veículos

Em fevereiro, a equipe Renault revelou seu carro para a temporada 2018 da Fórmula 1: um bólido com design preto e amarelo e vários gráficos, marcas e logos impressos. Para essa composição, a montadora francesa usou (e usa) adesivos estampados e recortados por uma impressora Roland TrueVIS VG-640 e uma plotter Roland CAMM-1 GX, equipamentos instalados num centro técnico sediado em Enstone, na Inglaterra, onde os carros de corrida são projetados e fabricados.

Os carros da Renault, que competirão em 21 Grands Prix, serão exibidos por mais de 400 milhões de telespectadores. É uma exposição enorme, em que as marcas desempenham um papel essencial nos programas de patrocínio. Portanto, é preciso o máximo de zelo na reprodução delas. Se algum adesivo ficar avariado, a equipe deve substitui-lo imediatamente. Por isso, os carros sempre viajam com vários conjuntos de adesivos.

Joe McNamara, chefe de pintura e gráficos da equipe Renault de Fórmula 1, explicou: “A equipe sempre carrega 30 versões de cada adesivo. Isso equivale a cerca de 1.400 adesivos para cada corrida, e 80% deles são relacionados ao patrocinador. Então, eles precisam ser substituídos com precisão absoluta”.

Embora a equipe tenha suas próprias ferramentas, ela conta com o apoio dos usuários da Roland em todo o mundo, que podem imprimir os adesivos dos carros com rapidez e precisão, se necessário.

Além de impressora e plotter, o estúdio da Renault possui quatro fresadoras Roland MDX-540, para fabricar núcleos de espuma para algumas peças de carros que exigem esse material.

Fonte: Roland DG



Van Son lança tintas para impressoras de grande formato da HP e Canon

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 30/10/2013

Van Son lança tintas compatíveis com impressoras HP e Canon

Van Son lança tintas compatíveis com impressoras HP e Canon

A Van Son, fabricante de tintas digitais, anunciou a expansão de sua linha de insumos, que agora possui materiais para impressoras HP e Canon.

Segundo a empresa, as novidades visam incrementar uma série de tintas que já atendem usuários de equipamentos Epson, Mimaki, Roland e Mutoh.

Paul Fedorys, gerente de negócios da Van Son, comentou: "Devido à alta demanda do mercado de grandes formatos, estamos ampliando nossa linha de produtos".

Fabricante de materiais para impressão, a Van Son está no mercado desde 1872 e, recentemente, tem investido na área de grandes formatos.

Fonte: What They Think



Onyx lança RIP dedicado a impressão em tecidos

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 19/06/2014

A Onyx, desenvolvedora de softwares gráficos, anunciou uma edição especial do RIP homônimo. Trata-se do Onyx Textile Edition, desenvolvido para o mercado de impressão têxtil de grande formato. Segundo a empresa, o aplicativo inclui todas as funcionalidades do Onyx 11, além de ferramentas específicas para estamparia digital.

Entre as ferramentas dedicadas está a função Step-and-Repeat, que simplifica a criação de padrões de impressão. Com ela, é possível criar tecidos com imagens sem emendas e designs de decoração de parede com grafismos repetidos.

Onyx Textile possui ferramentas específicas para quem imprime em tecidos

Onyx Textile possui ferramentas específicas para quem imprime em tecidos

Outra função própria do Onyx Textile Edition é a Colorways. Ela permite criar padrões múltiplos de cores, que podem ser selecionados de um guia de cores específico ou feitos manualmente.

De acordo com a empresa, o software Onyx usa um colour engine proprietário que entrega uma gama de cores expandida e dá ao usuário a possibilidade de combinar diversas tonalidades e imagens.

O Onyx Textile Edition ainda conta com uma ferramenta de configuração de cores para o usuário personalizar o conjunto de tintas usado pela impressora. A função suporta cores especiais e possibilita a sistematização da ordem pela qual cada tinta será impressa.

Fonte: Onyx