ABTG promove curso sobre vinil e impressão digital

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 03/09/2013

Participe do primeiro curso de vinil e impressão digital da ABTG

Participe do primeiro curso de vinil e impressão digital da ABTG

De 14 a 18 de outubro, das 18h45 às 21h45, na sede da ABTG (Rua Bresser, 2315 – São Paulo), acontece o curso "Impressão digital em vinil". Com o objetivo de apresentar conhecimentos básicos e avançados sobre adesivos e impressão de grande formato, o treinamento é voltado para profissionais de sinalização, envelopamento de carro e comunicação visual.

O curso será ministrado por Eduardo Yamashita (especializado em vinil) e Luiz Ricardo Emanuelli (do Portal Infosign, especializado em impressão digital). O valor do investimento (por inscrito) é de 290 reais (para assinantes) ou 390 reais (não assinantes).

As inscrições podem ser realizadas através do e-mail digitec@abtg.org.br. Veja abaixo o conteúdo do curso:

Impressão digital (básico):

  • Diferença entre os sistemas digitais e os sistemas analógicos;
  • Conceitos básicos sobre impressão a jato de tinta (amplo formato);
  • Cabeças de impressão: térmica e piezoelétrica;
  • Tipos de tintas digitais: água, solvente, UV, sublimática e látex;
  • Sistemas de alimentação de substratos;
  • Sistemas de alimentação de tintas;
  • Boas práticas: instalação e manutenção de impressoras.

Impressão digital (avançado):

  • Qualidade de impressão: Parâmetros, Resolução, Endereçamento de ponto, Quantidade de tintas das impressoras (paleta de cores), Como avaliar a qualidade de impressão.
  • Produtividade: Velocidade, Modos de operação, Velocidade real de impressão, O que influencia a produtividade, Rendimento da tinta.

Vinil autoadesivo (básico):

  • Elementos: PVC, adesivo, liner;
  • Tipos de fabricação: cast e calandrado;
  • Diferenças de desempenho dos vinis;
  • Como escolher o vinil ideal para cada projeto.

Vinil autoadesivo (avançado):

  • Como armazenar corretamente as mídias;
  • Ferramentas para aplicação;
  • Tipos de aplicação: úmida, seca;
  • Boas práticas de adesivação.

Relação entre vinil autoadesivo e impressão digital:

  • A superfície do vinil vs. os tipos de tintas digitais: solvente, látex, UV e à base d’água;
  • Tempo e cuidado da cura da tinta;
  • Relação entre tinta, vinil e acabamentos (laminação e envernizamento);
  • Cuidados com o vinil na hora de imprimir.



Confira os trabalhos vencedores de concurso promovido pela swissQprint

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 15/05/2016
Fabricante suíça de impressoras digitais promoveu competição entre clientes do mundo todo

Fabricante suíça de impressoras digitais promoveu competição entre clientes do mundo todo

A swissQprint, fabricante de impressoras de grande formato, divulgou recentemente os vencedores da Creative Challenge, competição promovida entre os clientes da empresa, para “encontrar o mais original, complexo, elaborado ou impressionante objeto que você já imprimiu em seu equipamento swissQprint”.

De todos os trabalhos recebidos, a empresa selecionou uma lista de 25 inscritos por diversos clientes da Oceania, Ásia, Europa e América. Em seguida, um júri composto por oito profissionais da swissQprint avaliou os trabalhos com base em diversos critérios técnicos e de marketing. O Facebook também foi usado como plataforma para que o público votasse nas melhores fotos. As pontuações combinadas geraram o resultado final.

Segundo a empresa, participaram da competição vários tipos de trabalhos, como aplicações em sets de filmagem, decoração de lojas de varejo, objetos de arte, cartazes adesivos, vitrines, embalagens, publicidade com efeito 3D, troféus, etiquetas, reproduções de obras de arte, decorações interiores, entre outras peças de comunicação visual.

Dois representantes da empresa campeã, a Schilder Systeme GmbH, ganharam uma viagem para a fábrica da swissQprint. Os demais vencedores também serão recompensados com prêmios generosos. Confira os cinco primeiros colocados do concurso:

Primeiro lugar: Reception Bikes, produzido pela austríaca Schilder Systeme GmbH. Com 62cm × 32,5cm, a peça de sinalização ostenta diferentes efeitos: de fundo, gravura e impressão em relevo
Segundo lugar: a exibição Das Ziel, de Thomas Koch. A peça, com 94cm × 160cm, foi produzida pela Alpha Sign AG, da Suíça. Trata-se de um exemplo muito bem elaborado de reprodução artística
Terceiro lugar: Strellson X-Mas, produzida pela suíça movingposter.ch GmbH. Com 70cm × 70cm, o display de janela faz parte de uma campanha europeia de grande sucesso
Quarto lugar: Membrane, produzida pela norte-americana Laumont Photographics. Combinando escultura e impressão, a peça, com 35,5cm × 35,5cm, é composta por um substrato bastante incomum: cera de abelha
Quinto lugar: decoração de loja Speedo, produzida pela australiana Digital Graphix. Para a produção do conjunto, o birô empregou impressão e envernizamento em diversos tipos de substratos

Fonte: swissqprint



Gerber MCT estreará na Fespa Global 2019

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 18/04/2019
Fabricante apresentará cortadoras para o mercado europeu

Fabricante apresentará cortadoras para o mercado europeu

Seis meses depois de ter adquirido a fabricante MCT, a norte-americana Gerber está expandindo as vendas de seu portfólio de cortadoras para aplicações de sinalização e embalagens. Com a linha de cortadoras Gerber MCT, a empresa estreará na Europa durante a Fespa Global 2019, que ocorrerá entre dos dias 14 e 17 de maio, em Munique, Alemanha.

Segundo a fabricante, o sistema de corte Gerber MCT vem com 11 ferramentas intercambiáveis para produzir trabalhos em uma ampla gama de substratos, como tecidos e acrílicos. O equipamento permite que os usuários controlem os registros, executem edições nos arquivos e produzam por meio de uma interface integrada. Além disso, a cortadeira é equipada com um laser de 100w e roda com o software TigerVision.

Scott Schinlever, presidente e diretor de operações da Gerber, declarou: “Estamos empolgados em trazer uma inovação tão forte em acabamento digital para os mercados europeus de sinalização e embalagens”.

Fonte: Gerber