ABTG promove curso de sublimação em setembro

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 05/09/2013

Não perca o curso sobre sublimação ministrado na ABTG

Não perca o curso sobre sublimação ministrado na ABTG

No dia 28 de setembro, das 09h00 às 16h00, na sede da ABTG (Rua Bresser, 2315 – São Paulo), vai ocorrer o curso "Como obter sucesso com a sublimação". A fim de capacitar profissionais (do setor gráfico, têxtil e de comunicação visual) para trabalhar com os processos de sublimação em tecidos, o treinamento será ministrado por Cássio Arrizabalaga Rodrigues e custa 180 reais (para assinantes) ou 200 reais (não assinantes). Os interessados podem fazer suas inscrições pelo e-mail: digitec@abtg.org.br. Veja abaixo o conteúdo do curso:

  • Teoria de impressão
  • Processos de sublimação
  • Equipamentos e materiais utilizados
  • Aplicações
  • Custos envolvidos no processo
  • Tratamento de imagens
  • Problemas e soluções
  • Aspectos comerciais
  • Eliminando dúvidas e mitos

 



Estudo aponta que mercado de grande formato valerá 11,4 bilhões de dólares em 2025

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 22/08/2019
Pesquisa foi elaborada pela MarketsandMarkets

Pesquisa foi elaborada pela MarketsandMarkets

De acordo com uma pesquisa recém-atualizada pela consultoria norte-americana MarketsandMarkets, o mercado de grande formato global vale 8,7 bilhões de dólares, e pode atingir o valor de 11,4 bilhões de dólares em 2025, crescendo a uma taxa anual de 4%. Esses dados fazem parte do relatório “Large Format Printer Market by Offering (Printers, RIP software, Services), Printing Technology (Inkjet, Laser), Ink Type (Aqueous, Solvent, UV Cured, Latex, Dye Sublimation), Print Width, Application, and Geography - Global Forecast to 2025”.Conheça os principais pontos da pesquisa:

Demanda

A pesquisa aponta que a crescente demanda por impressoras de grande formato é estimulada pelo consumo de aplicações de decoração e envelopamento de carros e pela disponibilidade cada vez maior de equipamentos de impressão. O crescimento do mercado também pode ser atribuído à crescente demanda por impressão têxtil, publicitária e de embalagens, além do aumento da adoção de tintas UV em aplicações de publicidade exterior.

Maior participação de mercado

As impressoras de grande formato são equipamentos com largura que pode variar de 45cm a 2,5m. As impressoras com mais de 2,5m são conhecidas como “superamplas”. Entre as mídias estampadas por esses dispositivos estão banners, cartazes, papéis de parede, vinis para envelopamento de carro, cenários para teatro, entre outras aplicações. Fabricantes como a Hewlett-Packard (HP) e a Canon, por exemplo, fornecem uma variedade de impressoras de grande formato.

Impressoras para CAD e aplicações técnicas

Uma das principais razões para a expansão do mercado de grande formato é o uso crescente das impressoras CAD e aplicações técnicas. A indústria de arquitetura, engenharia e construção costumava adotar impressoras laser. No entanto, com o tempo, os fabricantes de impressoras inkjet passaram a fornecer equipamentos mais rápidos e mais baratos de adquirir e manter, o que levou à adoção generalizada de impressoras inkjet nessa indústria.

Impressoras solventes

Mais barata que as UV e aquosas, as tintas solventes possibilitam a impressão em várias superfícies, como papelão ondulado, papel, materiais para embalagem, folhas metálicas e mídias com base de PVC. Trata-se de um insumo flexível, impermeável, durável e não requer revestimentos especiais. Contém pigmentos e é indicada para aplicações de envelopamento de carros, banners e outdoors. O segmento de impressoras solvente foi responsável pela maior fatia do mercado de grandes formatos em 2018.

Impressoras com larguras entre 60cm e 90cm

Essas impressoras são usadas principalmente para aplicações de CAD e vestuário personalizado. Podem imprimir várias páginas com certa rapidez e são indicadas para ambientes de baixo volume. Fabricantes como HP, Roland, Epson e Canon fabricam um número significativo dessas impressoras. O relatório aponta que esse segmento terá a maior parcela do mercado entre 2018 e 2025.

Sinalização

Ampla variedade e diferentes usos de sinalização interna e externa impressa por equipamentos de grandes formatos contribuem significativamente para o crescimento do mercado. Espera-se que a demanda por aplicações de sinalização cresça durante o período de previsão do relatório, o que impulsionará a demanda por impressoras de grande formato.

Américas detiveram a maior fatia do mercado em 2018

O setor de sinalização e publicidade nas Américas está crescendo rapidamente. Varejistas como Walmart e Carrefour estão impulsionando o crescimento desse segmento. A demanda por impressoras de grande formato nas Américas é mais voltada para publicidade outdoor e sinalização interna. É provável que as Américas contribuam muito mais para o crescimento do mercado global de grandes formatos durante o período de previsão.

Fonte: MarketsandMarkets



SAi disponibiliza novo app grátis para assinantes

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 18/07/2019
VirtualSign permite a visualização de peças de sinalização na vida real

VirtualSign permite a visualização de peças de sinalização na vida real

A desenvolvedora SAi anunciou o novo VirtualSign, app de realidade aumentada que cria uma representação virtual de como as peças de sinalização ficarão depois de instaladas.

Disponível gratuitamente para os assinantes do SAi Flexi, o aplicativo permite que os usuários projetem para os seus clientes uma ideia nítida de como uma lona, por exemplo, ficará depois de instalada num edifício.

O objetivo é permitir que as empresas de sinalização antecipem seus projetos com mais rapidamente e, talvez, aumentem o rendimento da empresa, pois o app pode melhorar os processos de compra.

O VirtualSign permite que os usuários visualizem peças de sinalização na vida real e capturem e enviam imagens diretamente do aplicativo, o que facilita o compartilhamento de ideias criativas.

Fonte: SAi