3M expande linhas de vinis e filmes para laminação e envelopamento

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 13/06/2016
Linhas Wrap Overlaminate Series 8900 e Wrap Film Series 1080 foram expandidas

Linhas Wrap Overlaminate Series 8900 e Wrap Film Series 1080 foram expandidas

A desenvolvedora 3M anunciou a adição de cinco opções de películas à série Wrap Overlaminate Series 8900. Indicada para laminação de vinis aplicados em envelopamento de veículos, a linha passou a contar com as versões Frosty Silver, Mystic Silver, Starry Silver, Sunburst Gold e Ruby Red, além das já lançadas Brushed e Carbon Fiber.

Segundo a empresa, os filmes da série 8900 adicionam brilho extra e novas texturas aos envelopamentos coloridos de veículos. Além disso, são compatíveis com materiais de outras linhas da 3M, como a Series 1080 e a Controltac Graphic Film. As películas são vendidas em rolos de 60 polegadas e têm garantia 3M MCS Warranty.

A 3M também adicionou três opções (Gloss White Gold Sparkle, Gloss Ice Blue e Gloss Cinder Spark Red) à linha Wrap Film Series 1080, que atualmente é composta por 86 tipos de vinis adesivos para envelopamento de carros. Recentemente, os três novos filmes foram instalados em uma Lamborghini Gallardo pela empresa Brand Ink, com sede em Minneapolis, nos EUA. A base do envelopamento foi o vinil branco dourado, realçado com detalhes em azul e vermelho.

Aj Mehta, dono de uma Lamborghini envelopada, declarou: “O branco perolado realmente salta aos olhos com os detalhes em vermelho e azul, e a qualidade do material 3M é fenomenal”.

Fonte: 3M



Como evitar um envelopamento com falhas e malfeito

Por Eduardo Yamashita em 09/05/2016
O envelopamento falhou? Veja as razões para que isso tenha acontecido

O envelopamento falhou? Veja as razões para que isso tenha acontecido

Veículos comerciais envelopados com imagens muitas vezes criam a primeira impressão (positiva, negativa ou indiferente) que o público tem de uma empresa. O envelopamento de alta qualidade, atraente e bem conservado pode transmitir a mensagem de que a empresa e sua marca – por extensão, seus serviços – são sérias e idôneas.

O envelopamento exige um investimento que pode variar de centenas a milhares de reais por veículo, para a concepção e instalação de imagens. Portanto, há pouco espaço para erro. Por exemplo, o logotipo da empresa pode não aparecer corretamente. Se o projeto for ineficaz ou se o filme perde a coloração, podem aparecer rachaduras e falhas prematuras. Se isso acontecer, as imagens instaladas projetarão uma impressão que pode afetar negativamente a empresa.

Saiba que um envelopamento pobre ou com defeito pode dar prejuízos e custar para corrigir, reparar ou substituir, além de aumentar o tempo de inatividade do veículo. Portanto, evite erros levando em consideração os tópicos a seguir:

Projeto ruim

Muitos projetos iniciados por agências podem ficar fora da escala do veículo. Várias vezes, são omitidas partes importantes do veículo, como maçanetas e dobradiças. Portanto, é fundamental projetar imagens em escala correta e criar modelos com todas as funcionalidades incorporadas. Isso evita atrasos e alterações nos projetos.

Ao criar o projeto, garanta que a imagem esteja na escala correta do veículo

Lembre-se que um único tamanho de imagem não serve para todos os veículos. Uma imagem que funciona bem para uma van de carga não tem o formado proporcional de um caminhão, e vice-versa. Imagens aplicadas ao painel traseiro de um caminhão não terão a mesma aparência em uma caminhonete. Portanto, certifique-se de que os designers ajustem as imagens de acordo com cada veículo.

Concepção exagerada

Evite colocar muitas imagens e textos no projeto de envelopamento. Muita informação causa ruído e perdas de oportunidades de vendas. A tendência é querer sobrecarregar. Mas lembre-se: há apenas alguns segundos para agarrar a atenção do público e passar a mensagem. Portanto, crie projetos simples e rapidamente compreensíveis. Certifique-se de inserir as informações essenciais, como números de telefone, site e outros contatos claros e legíveis.

Investimento malfeito

Evite usar materiais, sobretudo vinis adesivos, mais baratos e leve em consideração o ambiente ao redor do veículo. E possível assumir custos de fora com materiais mais em conta para executar o envelopamento, mas isso pode ter consequências ruins, como um prejuízo no longo prazo. Além disso, com materiais de qualidade inferior, a instalação pode demorar, o que pode elevar o custo da produção. E também é possível que bolhas e rugas apareçam prematuramente.

A removibilidade do adesivo também deve entrar na composição do custo do ciclo de vida da imagem. Retirar filmes de alta qualidade é mais rápido e fácil, ao passo que películas de baixa qualidade tendem a rasgar em pedaços pequenos, o que exige mais trabalho.

Escolher o vinil adequado para o serviço é fundamental para o sucesso do envelopamento

Tipo de superfície

Há trabalhos que exigem mais cuidado para serem executados. Veículos com contornos profundos ou canais requerem o mais alto nível de engenharia de vinis para garantir que eles não levantem ou rasguem prematuramente. Como alternativa, é possível utilizar o material refletivo, que custa mais, mas oferece marketing e valor de segurança para as frotas que operam durante a noite ou no início da manhã. Afinal, eles ajudam a manter os motoristas mais seguros porque os veículos ficam mais visíveis, e a mensagem continua a ser veiculada durante a noite. Perde-se essa oportunidade com materiais convencionais não refletivos.

Quanto maior a complexidade da superfície, maior qualidade deverá ter o vinil adesivo

Pense em termos de ciclo de vida versus custo dos materiais. Ao avaliar os custos do ciclo de vida, não se esqueça de considerar fatores como durabilidade, longevidade, facilidade de manutenção e propriedades de reflexão e remoção.

Não perca: na segunda parte deste artigo, confira tópicos como tempo para o serviço, falhas na instalação e problemas na manutenção.

Sobre o autor: Eduardo Yamashita é consultor técnico especializado em vinis adesivos, envelopamento de carro e comunicação visual

 



Avery acrescenta novas opções à sua linha de vinis para envelopamento

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 08/05/2017
Série Supreme Wrapping disponibiliza mais de 100 cores de vinis adesivos

Série Supreme Wrapping disponibiliza mais de 100 cores de vinis adesivos

A fabricante Avery anunciou durante a Fespa 2017, feira que ocorreu entre os dias 8 e 12 de maio, na Alemanha, a maior expansão até o momento da linha Supreme Wrapping, que passa a contar com mais 17 opções de vinis adesivos para envelopamento de veículos.

São novos filmes com acabamentos fosco (Matte Blue), diamante (Diamond Silver), brilhante metálico (Gloss Metallic Acid Green) e acetinado metálico (Dove Grey, Light Grey, Dark Grey, Grey Blue, Dark Blue, Graphite, Hans Brown e Light Brown).

Além deles, há mais novidades da linha ColorFlow disponíveis em acabamento acetinado e brilhante: Rising Sun (vermelho/ouro), Urban Jungle (prata/verde), Roaring Thunder (azul/vermelho), Fresh Spring (ouro/prata), Rushing Riptide (cyan/roxo) e Lightning Ridge (verde/roxo).

Oliver Guenther, diretor de marketing da Avery Dennison Graphics Solutions Europe, declarou: “Sabemos como é importante ultrapassar os limites da criatividade, e esses novos materiais combinam impacto visual e facilidade de instalação. Os filmes oferecem fácil posicionamento, remoção em longo prazo e aplicação sem bolhas”.

Atualmente, a linha Supreme Wrapping é composta por mais de 100 cores e acabamentos. De acordo com a empresa, todos os vinis da série vêm com a Easy Apply RS, tecnologia de saída de ar que permite o reposicionamento dos filmes durante a aplicação.

Fonte: Avery Dennison