3M atualiza linha de vinis IJ180mC

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 17/09/2018
Mídias passaram a ter funcionalidade 3D

Mídias passaram a ter funcionalidade 3D

A fabricante 3M atualizou os vinis para impressão da linha IJ180mC, composta pelas versões 10, 114 e 120. Além de oferecer 130% de extensão, as mídias passaram a ter propriedade 3D, que permite que elas se adaptem, sem recuar, a curvas, ondulações e rebites.

O IJ180mC-114 é um filme de impressão transparente para a criação de designs sutis que conferem brilho à cor do veículo. Já o IJ180mC-120 é um filme metálico imprimível que oferece um efeito brilhante ousado.

Os produtos 3D da 3M também incluem os filmes sem PVC da linha Envision.

Pen Webley, gerente de marketing da divisão de soluções comerciais da 3M, declarou: “Valorizamos muito o que nossos clientes nos dizem sobre suas necessidades, e detectamos uma demanda por vinis com funcionalidade 3D, o que resultou na atualização da linha IJ180mC”.

Fonte: 3M



Xaar apresenta nova cabeça Xaar 5601

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 06/06/2016
Cabeça Xaar 5601 vem com diversas tecnologias incorporadas

Cabeça Xaar 5601 vem com diversas tecnologias incorporadas

A fabricante Xaar anunciou a nova série Xaar 5601 de cabeças de impressão a jato de tinta. Trata-se de uma linha otimizada para trabalhar com tintas aquosas e outros fluidos de baixa viscosidade.

Indicado para impressão em tecidos, laminados, papelão e outras aplicações, o primogênito da linha, o modelo 5601 3p0, vem com a nova tecnologia Thin Film Silicon MEMs, que emprega 1.200 nozzles por polegada e dispara gotas de 3 picolitros.

Outra tecnologia da série Xaar 5601 é a AcuDrp. Ela realiza o ajuste dinâmico de subgotas para cada nozzle. Isso ajuda a uniformizar o volume das gotas e a variação de velocidade. Já a TF Technology garante a qualidade de impressão. A tinta flui diretamente para trás do nozzle. Isso significa que a temperatura é controlada, o que mantém a viscosidade e a uniformidade da tinta e das gotas.

A Xaar 5601 também vem com recursos Plug’n’Print, para tornar a instalação e substituição das cabeças mais rápidas e simples. Uma sobreposição especial dos nozzles, configurada por software, elimina a necessidade de alinhamentos mecânicos e torna o encaixe das cabeças perfeito. Além disso, a memória interna permite que a impressora baixe e configure automaticamente as definições operacionais.

Outro diferencial da Xaar 5601 é o perfil em Z, com o qual é possível encaixar várias cabeças de impressão e obter uma zona de impressão compacta, além de melhorar a deposição das gotas entre as cores.

Outra vantagem é o fato de a largura do dispositivo exigir um número menor de cabeças para compor uma barra. Assim, reduz-se o número de conexões elétricas e de fluidos.

A série Xaar 5601 também possui elementos de montagem integrados, o que permite que as cabeças sejam instaladas mais rapidamente.

Fonte: Xaar



Epson anuncia nova geração de cabeças de impressão

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 25/09/2013

Novas cabeças de impressão PrecisonCore empregam chips MEMS (Micro Electro Mechanical System)

Novas cabeças de impressão PrecisonCore empregam chips MEMS (Micro Electro Mechanical System)

O presidente mundial da Epson, Minoru Usui, anunciou hoje (25 de setembro) a nova tecnologia de cabeças de impressão a jato de tinta da empresa, a PrecisionCore.

Segundo o executivo, a novidade vai revolucionar os negócios do mercado, pois tem a capacidade de aumentar o desempenho de todos os tipos de impressoras digitais, das industriais às desktop, usadas nos mais diversos segmentos, como os de tecidos, embalagens, sinalização, fotografia e documentação.

A SureColor F2000, para impressão direta em camisetas, emprega a nova cabeça da Epson

A SureColor F2000, equipamento para impressão direta em camisetas, emprega a nova cabeça da Epson

Usui explicou que a tecnologia é o resultado de anos de pesquisa da Epson unidos aos recém-desenvolvidos materiais piezo TFP (Thin-Film Piezo), o que permitiu a criação dos chips MEMS (Micro Electro Mechanical System), base das cabeças PrecisionCore.

A Epson já lançou, no mercado internacional, impressoras que empregam a PrecisonCore, como a SurePress L-6034V e a SurePress L-6034VW (ambas para impressão UV de embalagens flexíveis) e a SureColor F2000 (que estampa tecidos).

Assista ao vídeo que mostra os mecanismos da nova cabeça:

 

Conheça as especificações técnicas das novas cabeças de impressão:

TFP          MicroTFP
Tecnologia a jato de tinta TFP (Thin-Film Piezo: Película Fina de Piezo)
Tipo de chip MEMS (Micro Electro Mechanical System: Micro Sistema Eletromecânico). Os canais de tinta e a placa de nozzle são feitos de silício
Tintas compatíveis À base d’água, solvente, resina e UV
Frequência de operação Acima de 50kHz
Volume da gota De 1,5 a 32,5 picolitros (tecnologia de pontos variáveis)
Dimensões 29,7 x 8mm 38,5 x 6,8mm
Comprimento da fileira de nozzles 25,4mm 33,8mm
Fileiras por chip de impressão 2 2
Nozzles por fileira 360 400
Nozzles por chip de impressão 720 800
Nozzles por polegada 720 600
Passo de nozzle por chip (2 fileiras de nozzle) 35,2µm (720dpi) 42,3µm (600dpi)

Fonte: Epson